Um Dia no Tua (Linha do Douro e Linha do Tua)


Julho de 2018.
Esta foi a minha primeira "aventura" visita ao Alto-Douro além da Régua.
Começou uns dias antes quando a minha familia planeava ir almoçar na Régua e eu tinha dito que gostava de ir ao Tua ver a chegada do Comboio Histórico do Douro, que é um comboio tracionado com uma máquina a vapor (as vezes diesel) com motor a funcionar a gas ou gasóleo em vez do carvão, mas ninguem da minha familia queria ir ao Tua.

Dias mais tarde, disseram-me que eu podia ir ao Tua, porque o almoço na Régua foi cancelado por outros planos que os meus pais tinham, então, fui disse que ia no Sábado, então como era Quinta-feira, comecei a gravar um vídeo e no dia seguinte fui ao Pingo Doce de Penafiel compravar provisões.
Comprei bolachas, batatas fritas, etc. e 4 garrafas de 2L de água, mas como só cabiam duas na mochila então só levei 4L e mais alguns pães, maçãs e pêras.

Chegou o Sábado, queria ir no comboio das 8h00 mas os meus pais só me poderam levar à Estação de Penafiel às 9h30 (o outro carro estava emprestado) e fui no comboio das 10h.
Ao longo da viagem fui gravando o vídeo (que pode ser visualizado mais abaixo) e fui apreciando a paisagem e como não sabia se ia chegar antes ou depois da hora (ao Tua) tinha guardado no telemóvel a lista de paragens e ia apagando à medida que o comboio parava nelas, pelo menos até à Régua.
Na Estação de Penafiel, fui ao bar desta mesma comprar o bilhete (a bilheteira estava fechada e quando está fechada então o bar geralmente vende os bilhetes) e no bar me disseram para comprar na máquina de vendas (pensou que eu ia para o Porto nos Urbanos do Porto (UME "Unidade Múltipla Elétrica" da série 3400)) e disse que eu ia para o Tua e me disseram para comprar a bordo do comboio.

Embarquei no comboio Camello da série 592 (automotora alugada à Renfe (tipo a CP mas em Espanha)) e quando entrei reparei que no seu interior em cada carruagem haviam poucos lugares entre as portas o que me fez gostar mais da classe destas automotoras da série 592, pois há outras da outra classe que tem filas e filas de bancos e sem portas o que dá sempre falta de privacidade relaxamento e como gosto de viajar de forma a ter um pouco de privacidade e de forma mais relaxada, gosto mais das camellos da classe que tem poucos lugares entre duas portas.
Como já referi eu tinha anotado no telemóvel as paragens que o comboio ia fazendo até à Régua, pois apartir da Régua já só faltavam mais 3 paragens antes do Tua.

Cheguei à Régua e ouvi um homem a pedir ao revisor para esperar um pouco porque queria ir ao bar da estação comprar água para o filho bebé, passados 10 minutos ali parados, o revisor foi ao bar da estação chamar pelo homem e apanhou-o a beber 5 copos cheios de SuperBock e não ter nenhuma garrafa de água. Eles discutiram forte e feio e com o atraso de 10 minutos e chegada prevista ao Tua às 11h52, cheguei ao Tua às 12h05 e quando saí do comboio, saíram também mais de 50 turistas que foram almoçar ao Café/Restaurante Calça Curta (bem caro), mas como eu tinha mantimentos para comer e beber então continuei a gravar o meu vídeo e decidi ver o interior da estação.

No interior dela pode-se ver as memórias de como era antigamente o trabalho na ferrovia e várias fotografias da Linha do Tua.
Só aqui um ponto de situação. A Estação do Tua é uma estação da Linha do Douro e até 2008 foi também uma estação da Linha do Tua que tem nesta mesma o seu ponto quilométrico (Pk) 0 (zero) e ligava a Estação do Tua na Linha do Douro "e Linha do Tua" a Bragança até 1992, em 1992 o governo fechou o troço Mirandela - Bragança com o retirar o material circulante que estava na Estação de Bragança e esse dia ficou conhecido como o Dia do Roubo e apartir de 2000 foi planeada a contrução da Barragem de Foz Tua que ia afundar os primeiros 20kms da linha mas como a linha ainda estava aberta a circulação de comboios entre Tua e Mirandela, então foram adiando a construção até que chegou 2007 quando o nosso próprio governo (já farto de esperar por um motivo para fechar o troço Tua - Brunheda para construír a maldita barragem) começou a sabotar a linha do Tua mas para fazer parecer que tinha sido um acidente natural foram dizendo que eram os pedregulhos de granito se tinham dispendido da encosta e foram mandando pessoal para fazer a manutenção e em 2008 reabriram o troço e sabotaram mais 3x a Linha do Tua provocando acidentes sendo que o último provocou vítimas mortais e assim encerraram os primeiros 20kms de linha e lá apartir de 2013 começaram a construír a Barragem. (Parabéns senhores deputados, conseguiram separar as gentes de Trás-os-Montes do resto da rede ferroviária Nacional).
Desde então só deixaram os carris no primeiro Pk 1,460m para os turistas e os locais percorrerem a pé, mas nesse dia que lá fui ao Tua, também tinha em mente percorrer esse pequeno troço mas quando estava a ver o material circulante abandonado reparei que o acesso estava interdito, pois estavam a fazer obras na via para colocar as proteções laterais e/ou remover os carris da Ponte das Presas talvez, então depois de ver a outra parte do material circulante abandonado, fui ao Centro Interpretativo do Vale do Tua.

Cito desde já que todo o material circulante abandonado naquela estação andou na Linha do Tua.

No Centro Interpretativo do Vale do Tua (CIVT), colocaram-me numa sala a ver 2 filmes, 1 deles a mostrar toda a àrea que desapareceu debaixo de água por causa da barragem e um outro sobre o Vale do Tua onde mostra a vida quotidiana das pessoas que ali vivem, depois dos dois filmes que foi no total 50 minutos, lá o guia começou a guiar-me e começamos por uma imagem a retratar a chegada do comboio a Mirandela e depois sobre o Parque Natural do Vale do Tua e da sua Biodiversidade, depois passei para a parte sobre a Linha do Tua e depois a Barragem.
No fim da visita o guia disse-me que eu podia almoçar no Calça Curta ou num barzinho ali frente a Estação do lado da Linha do Tua.
Outro ponto de situação:

Calça Curta - Fica em frente à Estação do Tua mas do lado da Linha do Douro.
Outro estabelecimento - Fica em frente à Estação do Tua mas do lado da Linha do Tua.

Como ali só serviam Tapas "não gosto" perguntei se podia comer o que eu tinha e ficar ali, disseram-me que sim e também perguntei se ali havia acesso à internet, pois ali não havia rede da NOS e a rapariga que estava lá, ligou o modem da Vodafone e pude estar na internet.
Ao meio da tarde e sem nada para fazer voltei ao CIVT e voltei a ver o museu, queria ir até perto da barragem mas como o acesso estava interdito e depois de ter sabido que estavam 52º ali no Sudoeste de Carrazeda de Ansiães, então fiquei ao fresco.

Perto das 15h30 começou haver muito movimento na Estação, estavam a montar balcões e perguntei a rapariga do estabelecimento "do lado da Linha do Tua" e ela disse-me que nos dia que vem o comboio histórico havia sempre gente a montar balcões para vender produtos.
Antes disso tinha reparado que na estação estava um aviso sobre que o Comboio Histórico do Douro estava a ser tracionado com uma máquina diesel da série 1400, fiquei triste no momento, mas quando já passavam das 16h30 eu estava na 2º plataforma da estação com a camara a gravar até ao momento da chegada do comboio histórico e dois minutos após o aviso nas colunas da estação, ouvi um apito e soube que era da máquina a vapor que estaria naquele momento a passar no antigo apeadeiro São Mamede do Tua (já encerrado) e a chegar à ponte da Foz do Rio Tua e ao fim de mais uns 2 minutos lá estava ela, a máquina a vapor, gravação fantástica.

Tirei várias fotografias e filmei o interior das carruagens que datam o fim do Século XIX e a 1º metade do Século XX.
O Comboio Histórico do Douro sai todos os Verões da Estação da Régua até à Estação do Tua, oficialmente a paragem mais importante deste comboio é na Estação do Pinhão, mas como no Pinhão não há a rotunda (para virar a máquina ao contrário "para marchar no sentido oposto (ex. saír da Régua, chegar ao Pinhão e ali inverter o sentido da marcha (voltar à Régua))" e como a Estação do Pinhão não tem esse instrumento, então as viagens desse comboio foram prolongadas até ao Tua que tem esse instrumento.
Quando o comboio partiu de regresso à Régua ainda aproveitei para comprar lembranças nos balcões da estação e fui ao barzito comprar uma compota de morango.

Na viagem de regresso às 18h ou seja o último comboio do dia com ligação direta ao Porto, comi o resto que tinha e quando cheguei a casa eram quase 20h40 passei a mão no pescoço e caiu dali um gafanhoto que veio comigo desde o Tua. Como assim? Como é que vim encostado nos bancos do comboio e não senti nada?

Assim terminou a minha "aventura" ali no Alto-Douro, ficando prometido o meu regresso e a minha ida ao Pocinho, juntamente com a ideia em caminhar no primeiro Pk 1,460m da Linha do Tua entre a Estação do Tua e o local mais próximo da barragem, mas ainda conseguir tirar uma fotografia a algum material circulante abandonado da Linha do Corgo em plena Estação da Régua.

Vejam o vídeo desse dia e aviso que a duração é bem grande, pois queria filmar e partilhar o máximo de detalhes possível com vocês, removendo algumas partes que ficaram a mais.
Todas as fotografias estão abaixo do player do vídeo e deixo já um aviso que não são permitidos re-uploads das minhas fotografias sem a minha devida autorização, para pedir autorização enviar mensagem privada para facebook.com/tagenialptoficial, caso sejam colocadas em outros sites ou redes sociais sem autorização, o responsável pelo ato pode ser processado, pois contenho as fotos com as data do dia em que foram tiradas.


Linha 1 da Estação Ferroviária de Penafiel na plataforma das linhas 1 e 3

Vista para o Rio Douro entre Mosteirô e Régua.

Uma locomotiva de via estreita na Estação da Régua.

Material Circulante, da Linha do Tua, abandonado - Carruagem Napolitana.

Material Circulante, da Linha do Tua, abandonado.

Linha do Tua no Pk 0,012

Manequim a representar chefe da Estação e Agulheiro com a farda da época e o telégrafo.

Centro Interpretativo do Vale do Tua.

Centro Interpretativo do Vale do Tua - Biodiversidade do Vale do Tua.


Centro Interpretativo do Vale do Tua - Biodiversidade do Vale do Tua

Centro Interpretativo do Vale do Tua - Vários tipos de pedras.

Centro Interpretativo do Vale do Tua - Foto de tamanho real de um dos socalcos da Linha do Tua e Rio Tua antes da construção da Barragem de Foz Tua.

Centro Interpretativo do Vale do Tua - Figuras Rupestres do Vale do Tua

Centro Interpretativo do Vale do Tua - Linha do Tua

Centro Interpretativo do Vale do Tua - Linha do Tua

Estação do Tua (Linha do Douro Pk. 139 e Linha do Tua Pk.0)

Relógio da Estação do Tua

Material Circulante, da Linha do Tua, abandonado - Vagão de cargas.

Locomotiva 0186 e carruagens do Comboio Histórico do Douro.

Interior de uma das carruagens do Comboio Histórico do Douro

Interior de uma das carruagens do Comboio Histórico do Douro
Material Circulante, da Linha do Corgo, abandonado na Estação da Régua - Locomotiva E210

Comentários