Linha do Douro Pocinho e Tua (Vídeo TáGenial PT No Vale do Tua)


 No dia 16 de Novembro, decidi fazer a minha 3º visita desse ano ao Alto-Douro. Esta minha decisão não veio ao acaso, isto porque entre os dias 8 de Novembro e 17 de Novembro decorria em Penafiel a Feira de S.Martinho, apesar de eu morar a mais de 5kms da cidade, eu queria afastar-me deste ambiente de festa que mesmo que esta seja na cidade também afeta as freguesias e eu queria pelo menos passar um dia longe disto.

Por volta das 7h25 saí de casa em direção à atual Estação Ferroviária de Penafiel, para embarcar no comboio das 8h00 e obviamente eu levei a minha camera para gravar mais um vídeo.

A aquela hora estava um frio de congelar uma pessoa, fui vestido com calças de fato de treino, T-shirt de manga curta e um casaco de pelo com carapuço. A viagem foi feita na automotora 592, estava-se tão bem quentinho lá dentro.

Chegada ao Pocinho foi às 10h50, ou seja, 10 minutos de atraso, então tive tempo para fazer pouca coisa, uma delas foi caminhar no que resta da Linha do Sabor, que obviamente gravei na integra.

Não demorei 5 minutos a chegar à ponte e havia tempo para ir ao outro lado da mesma, mas o cheiro nauseabundo vindo da fábrica fez-me desistir.

Às 11h08 o comboio arrancou em direção ao Porto, mas às 11h55 saí na Estação do Tua.

Como agora só tinha comboio lá para as 15h, mas não embarquei nesse porque eu queria gravar toda a caminhada no que resta da Linha do Tua, então decidi visitar o Centro Interpretativo do Vale do Tua, onde demorei uns 40 minutos.

Depois fui almoçar no Calça Curta e recomendo a vocês, que se querem comer em algum local barato, então o Calça Curta não é a melhor escolha.

Pedi meia dose de costeleta de vitela que era 6€ e isso estava no cardápio. Comi, estava com excesso de gordura e ainda por cima me fizeram pagar 18,50€ por aquela meia dose a uma garrafa de Coca Cola. O livro de reclamações foi-me negado, disse que ia então chamar a GNR ao que eles me impediram de eu ir ao Centro Interpretativo do Vale do Tua para eu pedir para chamar a GNR porque o meu telemóvel não tinha rede telefone naquela zona, disseram que eu não podia saír sem pagar e eu farto disse "Ou me apresentam o livro de reclamações ou vou ali pedir para chamar a GNR e se insistem em impedir-me de saír eu pago os 18,50€ e quando chegar a casa vou fazer reclamação vossa através da Internet".

Depois do almoço e do alvoroço que os empregados do estabelecimento fizeram para eu não fazer queixa e de insistirem que tinha de pagar os 18,50€, chegou a hora de caminhar no que resta da Linha do Tua em Foz Tua.


Filmei toda a caminhada, vocês podem visualiza-la por completo que disponho por debaixo do vídeo desta minha aventura, foi gravado numa altura em que ainda estava as 4 carruagens Napolitanas na Estação do Tua. Depois da caminhada ainda passei pela Casa dos Cantoneiros e às 18h lá estava eu no comboio 592 para o meu regresso a Penafiel.

Foi mais um belo dia nesta região.




Comentários