A CATEDRAL DE NOTRE DAME DE PARIS


Neste post vou falar-vos da Catedral de Notre Dame, como ela era antes do incêndio, mas tudo contado na forma do "presente".

A Catedral, do estilo gótico, começou a ser contruída em 1163, tendo a sua construção terminada em 1345, está localizada na Ile de la Cite em Paris, na ilha que está no centro do Rio Sena.

A Catedral conta com duas torres sineiras, três rosáceas, um transepto do estilo românico e três naves no seu interior.

Na fachada é possível ver inúmeras gárgulas e obras de arte, 3 portais com arcos ogivais, imagens de vários Deuses que guardam a Notre Dame.

Nas laterais e parte traseira da Catedral, existem vários arcos botantes que ajudam a abóbada central aguentar com todo o peso da Catedral, ainda do lado de fora é possível ver o pináculo.

No seu interior destacam-se as Naves laterais que tem suporte de arcos ogivais e a Nave central. As três naves contam com várias abóbadas no teto.

Na Rosácea central é possível ver um órgão de tubos. No centro do transepto fica a abóbada principal, que como já dito alguns parágrafos acima tem de suportar todo o peso da Catedral e que se essa abóbada algum dia acabar por caír, toda a Catedral também cai incluíndo as torres sineiras.

É possível subir até ao topo de uma das torres sineiras, através da porta que está em uma das naves laterais, durante a subida os visitantes poderão ver alguns dos sinos da Catedral.

Ambas as torres tem sinos, só os sinos da torre esquerda é que tocam ao longo do dia "horas, chamadas para a missa, etc.", os sinos da torre direita só tocam em ocasiões especiais e desde 1345 só tocaram 80 vezes até hoje, entre uma delas na coroação de Napoleão Bonaparte onde ele mesmo escolheu ser coroado pelo papa na Catedral de Notre Dame".

Em baixo fica um vídeo onde vocês podem ver ao pormenor toda a Catedral e não se admirem por verem que no interior é mais um local de leilões e mercado, pois no ano que a história do jogo se passa é em 1789 e nessa altura a Catedral já não era Igreja, só vários anos mais tarde é que voltou a ser.

Comentários