COMO PROCURAR E SER ACEITE NO EMPREGO?

O desemprego tem aumentado muito ao longo dos anos.
Não é só em Portugal, mas também em todos os países e não nos é explicado o porquê disto estar aumentar. Será que o governo de cada país dá mais valor a quem seja do estrangeiro e manda o de cá ir foder-se? Será que as empresas que tem grandes valores e sustentabilidade, querem demitir trabalhadores para que o dono da empresa guarde mais dinheiro nos bolsos?

Todas estas perguntas são um mistério que precisam de uma resolução.
Nada contra aos estrangeiros irem para outros países trabalhar, aliás cada um trabalha onde quer e onde bem lhe apetece, não é? Mas será que há pessoas que querem mesmo trabalhar?

A esta pergunta é fácil de responder, pois cada um de nós tem o seu rumo à vida, mas maioritariamente as pessoas que querem trabalhar mas nem todos nós queremos trabalhar longe de casa ou porque temos de estar à hora x para buscar os nossos filhos à escola ou infantário, ou porque durante a semana não conseguimos ter tempo para a nossa família e mal chegamos a casa vamos logo para a cama, ou então por causa do horário de trabalho que pode não ser ajustado a toda gente.

Neste tópico vou dar-vos algumas dicas p'ra procurarem emprego e serem aceites nesse mesmo emprego.

PROCURAR EMPREGO.
Para procurar, recomendo vocês usarem o site net-empregos e criem lá a vossa conta.

No site vocês clicam em pesquisa avançada e lá vão aparecer 3 coisas:
- O que?
- Onde (distrito)
- Cidade.

Não escrevam nada no "O que?", vão logo e coloquem o distrito onde vocês vivem e se querem procurar na cidade mais próxima de vocês coloquem também essa cidade e depois cliquem em pesquisar.

Na pesquisa vão aparecer diversas ofertas, sejam elas para gestão de clientes, operadores, etc.
Abram vários anúncios como "Abrir link num novo separador" isso faz-se com clicar no lado direito do rato em cima do título do anúncio.

Depois e antes de avançarem para a página seguinte,  vão ler os anúncios que vocês já abriram e leiam tudo desde a descrição até aos requisitos e oferta.
Dos anúncios que vos agrade, deixem-nos abertos e a aqueles que pensavam que era bom mas depois de lerem o anúncio já o acharam sem grandes condições, então fechem esses.

Nos que vocês deixaram abertos, cliquem onde diz Mostrar e-mail, se já tiverem feito login, vai apresentar o e-mail ou contacto do anunciante, caso contrário tem de fazer login.

Copiem o endereço de e-mail e vão ao vosso e-mail seja hotmail, gmail, etc. Recomendo que tenham conta de e-mail Gmail, pois gmail dá maior profissionalismo.

Colam o e-mail copiado "do anunciante" no "Para" e no assunto colocam "Candidatura", se o anuncio exigir assunto tipo "Cozinha_Part-time", vocês colocam só isso.

Depois disso escrevam a vossa carta de apresentação, indicando a referência do anúncio da oferta, depois terminem com "Melhore cumprimentos" e vossa assinatura, não se esqueçam de fazer upload do ficheiro do vosso Curriculum, se não tiverem nenhum, podem criar um e recomendo que usem o site Europass e criem lá o vosso curriculum e se tiverem dificuldade nisso, usem os tutoriais do youtube ou peçam ajuda a alguem, mas lembrem-se que a vossa Experiência Profissional mais recente tem de estar no topo e o mesmo na formação mais recente.

Para os outros anuncios, vocês copiem o e-mail anterior e colem mas alterem a referência e alterem a candidatura, se na anterior colocaram para cozinha e na nova candidatarem para front-office, então apaguem cozinha e escrevam front-office, mas eu recomendo que não coloquem isso, digam antes que estão disponíveis para qualquer serviço, aliás coloquem isso no vosso curriculum.


ENTREVISTAS:
A parte mais dificil é ser chamado para uma entrevista.
Eu fui a várias entrevistas.

Para quem vai a uma entrevista de emprego pode ser stressante, especialmente se for de carro e apanhar trânsito, por isso recomendo vocês pesquisarem a morada e tentar saber se existem uma estação de comboios ou paragem do metro e se tiver usem o comboio ou metro e levem uns earphones para ouvirem música e descontraírem um pouco e evitem pensar na entrevista, caso não tenham comboio perto de vocês ou perto do local da entrevista, então ide de carro, levem o vosso CD favorito ou liguem o vosso telemóvel por bluetooth ao vosso carro e cantem p'ra vocês as vossas músicas favoritas.

Na entrevista a empregador vai perguntar-vos qual o ordenado vocês queriam e nunca digam tipo "salário minimo", digam antes por exemplo entre os 300 e os 400 euros, sei que é pouco, mas aí o empregador vai levar isso em conta e entender que vocês querem trabalhar mesmo, sendo que pedem o salário abaixo do salário minimo e se o empregador colocar um contra-ordenado ou seja, se apresentar o valor maior que voces pretendem digam "Sei que não mereço essa quantia, mas agradeço por me dar a sua confiança neste aspecto", porque isto pode impressionar o empregador, ma antes disso o empregador vai perguntar pela vossa experiência profissional e digam tudo de forma resumida e se ele perguntar o que faziam, digam, mas acima de tudo evitem contar tudo, pois vocês sem querer poderão descaír e o empregador poderá encontrar ali um ponto para não vos aceitar.

No final da entrevista, o empregador vai perguntar-vos como vocês se vão deslocar e vocês podem dizer carro, mas se dizerem comboio digam "também posso vir de carro", porque nesta parte o empregador poderá levar a mal quem vá de comboio para o trabalho, mas só por causa dos horários do comboio, depois disso ele vai dizer que irá entrar em contacto com vocês.

Dependendo da resposta, seja positiva ou negativa, não deixem de candidatar a várias ofertas e se a resposta for positiva, aceitem logo e se vos ligarem da outra oferta, digam que já não estão disponíveis e agradeçam.










Comentários

  1. A questão do desemprego é mesmo uma questão mundial , e não da pra entender como as empresas lucram crescem e poucos são os espaços para se trabalhar hoje em dia , aqui como ai a coisa está muito feia.
    E não sabemos quando e se vai melhorar tão já.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário